Oratória é tendência profissional e deve garantir boas oportunidades de emprego

O início de um novo ano gera muitas expectativas profissionais e diante da consolidação da
retomada econômica, 2022 pretende ser um ano de grandes oportunidades no mercado de
trabalho. De acordo com o IBGE, a taxa de desemprego vem diminuindo no Brasil, passando de
13,4% para 12,6% no mês de novembro, no entanto a busca por recolocação chega a 13,4
milhões de pessoas.

Segundo a jornalista e diretora pedagógica do Grupo Mídia Academy, Renata Santos, estão em
destaque no mercado de trabalho profissionais comunicativos, portanto ter uma boa oratória é um
diferencial que pode ajudar quem busca uma vaga ou uma promoção. “O mercado de trabalho
busca por profissionais que saibam se comunicar de uma forma muito mais assertiva, objetiva,
sendo claros e expressivos no cotidiano", explica.

Atualmente, a oratória não se limita aos cargos mais altos das organizações, apesar de ser
imprescindível também para uma boa gestão. “A oratória está na mira dos grandes empresários,
isso porque gera grandes resultados, inclusive financeiros. Vemos cada vez mais a busca por
pessoas comunicativas nas contratações e, claro, a demanda das empresas pela qualificação do
quadro de funcionários”, afirma Santos.

Como se comunicar bem?

A boa comunicação é capaz de promover a integração da empresa, solucionar problemas,
aumentar vendas e posicionar a empresa em seu segmento de interesse, apesar de ser um simples
conjunto de estratégias ela é extremamente eficiente.

De acordo com Druziel Franco, radialista e diretor pedagógico no Grupo Mídia Academy, a
oratória é um conjunto de técnicas que envolvem a comunicação verbal, a não verbal e até
mesmo o diálogo interno, que é o responsável pelas nossas emoções. “Muitas pessoas pensam
que a boa comunicação é uma questão de dom, de sorte, muito pelo contrário, é prática, e com
esse pacote de ferramentas a nossa vida fica muito mais fácil”.

“Foi pensando no meio corporativo que nós desenvolvemos o GMA Corp, voltado para as
companhias. Temos o modelo padrão com apresentações, pensando inclusive em reuniões; o de
atendimento, algo mais humano; temos também o de vendas, pensando em melhores resultados e
negociações mais eficazes; e um treinamento com foco em liderança para que ela seja mais
assertiva, afinal liderar é um desafio”, ressalta Franco.

Nesta linha de pensamento, o GMA oferece cursos que podem se adequar a necessidade de cada
empresa ou organização, com flexibilidade de duração, modelo e até mesmo de horários, sendo
disponibilizado inclusive na modalidade online, com o objetivo de facilitar a busca por
qualificação.

Sobre o Grupo Mídia Academy

O Grupo Mídia Academy, escola de comunicação e oratória, é a unidade de treinamentos do
Grupo Mídia que tem como missão a transformação da expressão, visando a superação,
excelência e realização de todos.

Com um novo conceito em comunicação e oratória, nós criamos uma metodologia dinâmica e
ágil, do formato tradicional ao digital, para que o nosso aluno conquiste a habilidade
fundamental de se expressar, capaz de encantar.